Destaques

Boletim das Energias Renováveis

Distrito de Leiria

bolet energ renovO Boletim das Energias Renováveis surge do desenvolvimento do projeto europeu EnergizAIR , financiado pelo Programa "Intelligent Energy Europe" da Comissão Europeia, o qual tem por objetivos configurar e operacionalizar o Boletim das Energias Renováveis nos 5 países onde o projecto está a ser implementado (Portugal, França, Bélgica, Itália e Eslovénia), e divulgá-lo a um público de pelo menos 4 milhões de espectadores, inicialmente numa base semanal e posteriormente com maior frequência.

A implementação do projeto EnergizAIR em Portugal é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

A informação presente no boletim é composta por indicadores referentes à energia solar fotovoltaica, eólica e solar térmica. Destes três indicadores, o indicador referente à energia eólica corresponde à produção total nacional em parques eólicos, não se encontrando disponível de forma individual.

Neste local são apresentados os dados dos indicadores energéticos, de energia solar fotovoltaica, eólica e solar térmica, para o Distrito de Leiria, referentes a um período semanal, obtidos a partir do referido projeto.

Significado dos Indicadores de Energia

Indicador Energia FotovoltaicaO indicador da energia solar fotovoltaica exprime a percentagem de cobertura dos consumos de electricidade de uma habitação média, satisfeitos pela produção de um painel solar fotovoltaico de características médias, na região em análise. A referência é uma instalação de energia solar fotovoltaica de 3 kW, localizada num telhado inclinado a 20° e virado a sul, utilizada numa habitação com um consumo médio de 4.500 kWh de electricidade por ano.

Indicador Energia EólicaO indicador da energia eólica exprime o número de habitações médias cujos consumos totais é possível abastecer pela electricidade produzida a partir de energia eólica, na região em análise. A referência corresponde à produção total de todos os parques eólicos instalados em Portugal Continental, com potência superior a 500 kW (excluindo portanto a micro e mini geração), de acordo com os dados diários fornecidos pela REN.

Energia Solar térmicoO indicador da energia solar térmica exprime a percentagem de cobertura dos consumos de águas quentes sanitárias domésticas de uma habitação média, satisfeitos pela produção de um painel solar térmico de características médias, na região em análise. A referência considerada é uma instalação de 2 colectores (ou painéis) solares térmicos com uma área de 4,1 m2, inclinados a 15° e virados a sul, com um tanque de armazenamento isolado de 200 litros.
Considera-se que o sistema de aquecimento de águas é auxiliado por um esquentador a gás natural, e que a instalação é utilizada por uma família de quatro pessoas, que consome em média 100 litros de água quente a 50ºC por dia.

Poderá obter mais informações, assim como os valores de indicadores energéticos para outros distritos de Portugal, aqui.

Anterior 

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 26th. TESTE