Destaques

Barómetro Centro de Portugal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) publicou a primeira edição do Barómetro do Centro de Portugal.

barometro reg centro 1

O Barómetro do Centro de Portugal pretende ser um novo instrumento de monitorização do progresso alcançado pela Região Centro, em alinhamento com a estratégia Competitividade Responsável, Estruturante e Resiliente (CRER 2020) refletida no Plano de Ação Regional.

Entre as cinco dimensões de análise consideradas como relevantes, Crescimento e Competitividade, Potencial Humano, Qualidade de Vida, Coesão e Sustentabilidade Ambiental e Energética foram desenvolvidos 25 indicadores constituídos por uma ficha de análise da sua evolução, sendo essa informação atualizada sempre que nova informação seja disponibilizada. 

A dimensão Sustentabilidade Ambiental e Energética apresenta indicadores para três subdimensões, nomeadamente:

  • Energias Renováveis

Em 2011, 54% da energia elétrica consumida na Região Centro era produzida através de energias renováveis, enquanto no país este peso era de 44%. O Centro era a região com a segunda maior produção de eletricidade através de energias renováveis face ao seu consumo de energia.

  • Emissão de gases com efeito de estufa

Em 2009, o peso que a emissão de gases com efeito de estufa assumia no Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Região Centro era superior ao valor nacional e a todas as restantes regiões do país com exceção do Alentejo. Nos últimos anos tem-se assistido a uma tendência decrescente dos valores de gases com efeito de estufa emitidos por unidade do VAB, o que traduz alterações no paradigma energético, nomeadamente a opção por formas de energia menos intensivas em carbono.

  • Eficiência energética

Na Região Centro, o consumo de energia primária tem diminuído nos últimos anos, sendo de 5,8 milhões de toneladas equivalentes de petróleo em 2012, o que representa cerca de 26% do consumo nacional. Relativamente à quantidade de energia primária necessária para produzir uma unidade de Produto Interno Bruto (PIB), verifica-se que na Região Centro é necessário consumir mais energia primária para produzir riqueza do que, em termos médios, no país. No entanto, tem-se observado uma diminuição deste consumo ao longo dos últimos anos.

barometro reg centro 2O documento poderá ser consultado aqui.

Mais informações: CCDRC


FreshJoomlaTemplates.com
Friday the 24th. TESTE