Destaques
Programa "Eficiência Energética em Edifícios de Serviços"
O Programa "Eficiência Energética em Edifícios de Serviços" tem como objetivo o financiamento de medidas que fomentem a eficiência energética e de outros recursos e que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços.
O presente aviso tem como objetivo o financiamento de medidas, a desenvolver em edifícios existentes, que conduzam, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados, sendo este o limiar mínimo a assegurar para os Grandes Edifícios de Comércio e Serviços (GES), e contribuir para a redução em 20% do consumo de água de abastecimento nesses edifícios.
A dotação do aviso é de 20.000.000,00 € (vinte milhões de euros).
O período de candidaturas decorre desde o dia 28 de fevereiro até às 17:59h do dia 31 de maio de 2022 ou até ao limite da dotação orçamental.
As candidaturas, de acordo com o estipulado no aviso, podem incluir as seguintes tipologias de intervenção:
Tipologia de intervenção 1 - Envolvente opaca e envidraçada
Tipologia de intervenção 2 - Intervenção em sistemas técnicos
Tipologia de intervenção 3 - Produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo
Tipologia de intervenção 4 - Eficiência Hídrica
Tipologia de intervenção 5 - Ações Imateriais
A taxa de comparticipação máxima para as tipologias anteriormente referidas será de 70% e incide sobre o total das despesas elegíveis da candidatura.
A despesa elegível com ações imateriais, previstas na tipologia de intervenção 5, está limitada a 10% do total do investimento elegível.
Cada candidato está limitado a um incentivo máximo, através de subvenções não reembolsáveis, no total de 200.000,00 €.
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 01/C13-i03/2022
Mais informações aqui.