Destaques

Ventos de Poupança 2: Energia + Social

Ventos de Poupança 2: Energia + Social é uma medida desenvolvida pela OesteSustentável (Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste) e conta com a parceria das Agências de Energia AMESeixal (Agência Municipal de Energia do Seixal), Cascais Ambiente (Empresa Municipal de Ambiente de Cascais) , ENERDURA (Agência Regional de Energia da Alta Extremadura) e S. Energia (Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita e Montijo) e é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

 VP2 logo

A presente medida consiste no desenvolvimento de uma competição interescolar nas regiões e municípios abrangidos pelas Agências de Energia participantes entre os jovens do 3º ciclo, Ensino Secundário, Profissional e/ou Artístico e IPSS das regiões abrangidas. Esta competição pretende estimular, através dos alunos e de toda a cadeia social inerente (famílias, professores, respetivos alunos e comunidades) a adoção de boas práticas através da auto-percepção sobre os consumos de energia existentes, e soluções para a redução de consumo e racionalização de energia.

A segunda edição da competição “Ventos de Poupança” tem como objetivo:

  • Envolver 25 municípios;
  • Chegar a 1,25 Milhões de População;
  • Reforçar a cooperação entre 5 Agências de Energia e Ambiente;
  • Contactar 251 Escolas dos municípios abrangidos;
  • Selecionar 100 Escolas;
  • Abranger 70 000 alunos das escolas selecionadas;
  • Selecionar 30 escolas finalistas;
  • Sensibilizar 150 000 indivíduos das famílias dos alunos das escolas selecionadas;
  • Reduzir 10 GWh/ano de consumo nas 100 escolas selecionadas.

As “eco-equipas” são convidadas a realizar tarefas de melhoria da eficiência energética e de disseminação de boas práticas na escola e numa IPSS que pretendam beneficiar. Paralelamente, este conhecimento será benéfico e replicado para as suas próprias habitações.

Ao nível técnico esta competição utiliza ferramentas tecnológicas inovadoras onde se reúne um portal integrado, uma APP de comunicação e uma APP jogo interativo.

As grandes novidades desta edição são:

  • A realização das tarefas propostas são efetuadas através do website (www.ventosdepoupanca.com);
  • A APP jogo interativo, que consiste num quizz pedagógico e educativo que reúne uma bateria com mais de 750 questões sobre Ambiente, Energia, Resíduos, Mobilidade e Água.

A competição divide-se em 2 fases: a 1ª Fase realiza-se entre outubro de 2017 e janeiro de 2018 e a 2ª Fase, de fevereiro a maio de 2018, sendo que da primeira para a segunda fase passam 50 escolas, que têm previsto como prémio um kit de monitorização de energia elétrica.

Na fase final está prevista a atribuição de prémios às 10 melhores escolas, que podem ser microturbinas eólicas ou sistemas fotovoltaicos de autoconsumo, sendo que as IPSS que estas escolas apoiarem recebem uma “Sala LED”. As restantes escolas finalistas também serão contempladas com uma “Sala LED”.

De forma a presentear o esforço dos alunos envolvidos ao longo de toda a competição, também serão atribuídos prémios de participação como diplomas, bilhetes para a exposição “Espinafres&Desporto” e outros brindes institucionais para os melhores jogadores da APP Jogo interativo.

 

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 13th. TESTE