Destaques

Produção eólica em Portugal bate novos máximos históricos

No dia 1 de fevereiro quase 90% do consumo de eletricidade foi derivado da produção eólica que nesse dia atingiu recordes. Alcançou 180 GWh.

O anterior recorde de produção eólica durou pouco mais de uma semana. Na passada sexta-feira, 1 de fevereiro, o sistema elétrico nacional registou um novo máximo histórico de produção eólica diária. E, desta vez, o recorde foi registado tanto na produção diária (102,8 gigawatts hora) como na potência máxima (4.594 MW), de acordo com os dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.

Nesse dia, 63% da produção de eletricidade em Portugal foi a partir de fontes eólicas. E "à hora da ponta eólica, a produção eólica correspondia a 90% do consumo nacional", sublinha a empresa que gere a rede elétrica nacional.

Do total da produção de 180 gigawatts hora (GWh), cerca de 3,7% (6,7 MWh ) foi destinada a exportação.

Este máximo histórico de produção eólica diária em Portugal segue-se ao recorde atingido pouco mais de uma semana antes, no dia 23 de janeiro, quando a produção diária foi de 101,9 GWh, o que correspondeu a 61% do consumo diário.

No ano passado, a produção de energias limpas abasteceu 52% do consumo nacional, estando atualmente instalados nas centrais eólicas 5.150 MW que, em média, alimentam 25% da energia consumida em Portugal.

IN: Negócios Online (5 Fevereiro 2019)

FreshJoomlaTemplates.com
Sunday the 21st. TESTE