Destaques

Verdes PT: uma app que mostra quanto lixo produzimos

Calcular e qualificar o volume de resíduos sólidos domésticos gerados todos os dias, meses e anos em cada uma das cidades portuguesas. A aplicação móvel Verdes PT foi desenvolvida por um investigador do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e recorre a dados oficiais para mostrar o potencial de ganhos que a reciclagem representa.

A app, apresentada no passado dia 15 de Novembro, em Coimbra, foi criada com o intuito de quantificar e qualificar os volumes de resíduos sólidos domésticos gerados, possibilitando a compreensão dos potenciais ganhos conquistáveis através da reutilização. O objectivo é, de acordo com Márcio Magera Conceição – investigador responsável pelo desenvolvimento da aplicação -, promover “uma maior consciência ambiental”.

Os dados são apresentados por cada dia, mês ou ano e através de cálculos que levam, apenas, “alguns segundos”. Assim, o utilizador da app pode consultar cálculos relativos a cada município português, que ilustram “os milhões de euros que estão a ser colocados nos aterros sanitários e quantos empregos poderiam ser gerados com a reciclagem”, tal como “os milhões de euros que são gerados com o processo de reciclagem já adoptada em Portugal”.

Os números que a aplicação utiliza para apresentar os seus cálculos são provenientes de fontes oficiais do governo português e confirmados pelo próprio investigador. Através da consulta destes dados, a expectativa, expressa em comunicado de imprensa, é a de que “governos, empresas, instituições e universidades” cometam menos erros e possam investir menos nos “processos de implantação de centrais de reciclagem pelo país”, aumentando, em simultâneo, a “consciência ambiental nos principais produtores de lixo do planeta”. A disponibilização destes dados pela aplicação procura, então, contribuir para a tomada de decisões políticas e para a implementação de boas práticas ao nível público e privado.

A app Verdes PT 2018 encontra-se gratuitamente disponível para dispositivos com sistema operativo iOS e Android.

IN: Cidades Sustentáveis (21 novembro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Thursday the 13th. TESTE