Destaques

Climatização representa cerca de 17% do consumo energético da casa

O termo pode não ser de fácil explicação mas merece importância, sobretudo pelo que representa na 'factura' do consumo energético de uma habitação. A climatização é responsável por cerca de 17% do consumo energético global de uma casa e essencial na qualidade de vida de quem a habita.

Por isso, a escolha do melhor sistema de climatização deve começar, se possível, na construção. Segundo o projecto EcoCasa, lançado pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, quanto melhor for a qualidade dos elementos construtivos menor será a necessidade futura de recorrer a climatização artificial, o que se reflectirá numa redução da factura energética e num contributo positivo para o ambiente.

Reduzir as necessidades de climatização é um dos conselhos práticos a adoptar. Antes de ligar o sistema de climatização deve-se tentar tirar proveito dos elementos de construção da casa de forma a reduzir as necessidades de aquecimento/arrefecimento, ou seja, no Verão baixar os estores para que o sol não incida nos envidraçados e, no Inverno, deixar os estores levantados. (Especial Climatização na edição impressa).

IN: Diário de Leiria (31 outubro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Monday the 19th. TESTE