Destaques

CIVITAS oferece “treino” de mobilidade sustentável a cidades portuguesas

São quatro dias de “treino” com especialistas em mobilidade urbana internacionais e nos idiomas locais. Portugal está no conjunto de dez países cujas cidades têm a oportunidade de receber formação orientada para a mobilidade sustentável. Por cá, acontece em Lisboa, numa formação com vaga para 20 cidades nacionais, entre os próximos dias 15 e 19 de Outubro.

Logística urbana, uso do espaço público, monitorização e avaliação e comunicação e envolvimento na concepção dos novos Planos de Mobilidade Urbana Sustentáveis (PMUS) dos municípios – serão estes os quatro grandes tópicos de formação que o projecto Civitas Prosperity colocou na agenda para as cidades portuguesas.

Em Lisboa, a formação conta com o acolhimento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e, como nos restantes dez países europeus que vão receber “treino” em matéria de mobilidade sustentável, destina-se tanto a autarquias como a empresas municipais.

Durante as acções de formação, que contarão com especialistas internacionais e tradução para português, vão decorrer visitas demonstrativas das práticas adoptadas pela cidade que acolhe a formação – neste caso, a cidade de Lisboa -, mas também apresentações por parte de outras cidades portuguesas participantes.

Um dos objectivos do “treino” promovido pela rede Civitas – uma rede criada em 2002 pela comissão europeia e constituída por mais de 300 cidades europeias comprometidas com a implementação de políticas de mobilidade sustentáveis – é contribuir para a criação e adopção de novos e ambiciosos Planos de Mobilidade Urbana Sustentáveis (PMUS).

Até ao momento, a rede Civitas foi responsável pelo teste e implementação de mais de 800 medidas e soluções de mobilidade urbana, tirando habitualmente partido de mais de 80 laboratórios vivos em cidades europeias.

Para as cidades presentes na iniciativa de formação, a participação é gratuita, assim como os custos associados à ida e estadia das várias cidades, até um determinado número de participantes por cada município.

Portugal é o penúltimo país a receber “treino” – depois, seguir-se-á, apenas, a Bulgária, no mês de Novembro. Mais informações, incluindo datas e contactos, podem ser consultadas aqui.

IN: Cidades Sustentáveis (9 outubro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Saturday the 15th. TESTE