Destaques

Energia verde: Sol brilha e Portugal terá mais 1 Gigawatt de energia solar até 2021

Recentemente, Portugal esteve nas notícias por ter sido alimentado exclusivamente a energia renovável no início do ano. Em março, a energia renovável produzida representou 103,6% das necessidades, ou seja, produzimos mais energia verde do que a que consumimos. Em números, isto representou um total de 4812 GWh produzidos, contra os 4647 GWh consumidos pelo país. A maioria desta energia renovável provém de fontes hidroelétricas e eólicas, mas o país está a apostar no solar também. E faz todo o sentido, tendo em conta que Portugal tem uma das maiores exposições solares anuais da Europa.

Até 2021, Portugal vai ter mais 31 novas centrais solares, capazes de fornecer mais de mil megawatts hora. A longo prazo, o objetivo do governo é conseguir que, até 2040, a produção de energia proveniente de fontes renováveis consiga garantir as necessidades do país.

As vantagens de ter o país a funcionar com energia renovável são múltiplas. Além de se eliminar a poluição emitida para a atmosfera, o país pouparia 20 milhões de euros por ano em subsídios destinados a manter as centrais de combustíveis fósseis em stand-by. Por outro lado, o país poupa dinheiro também dado que deixamos de depender das importações deste tipo de combustível para produzir energia.

IN: Negócios Online (3 agosto 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Sunday the 19th. TESTE