Destaques

Iberdrola e Endesa interessadas na rede de baixa tensão em Portugal

A Iberdrola e a Endesa estão a estudar a entrada no mercado nacional de distribuição de electricidade em baixa tensão, actualmente concessionada à EDP. Mas os contratos estão próximos do fim, e as espanholas estão a avaliar estes activos, de acordo com o El Confidencial.

A Iberdrola e a Endesa estão a analisar o mercado de distribuição de electricidade em baixa tensão em Portugal, revelo o El Confidencial, que realça que estes contratos de gestão estão nas mãos da EDP há 20 anos. Ambas as empresas confirmaram o interesse à publicações espanhola.

As duas empresas estão assim a avaliar estes activos, colocando-os entre as potenciais apostas, uma vez que os contratos de concessão estão a chegar ao fim. E dizem estar preparadas para quando forem lançados os concursos públicos.

Em Portugal Continental, existem 278 municípios que entregaram à EDP Distribuição por 20 anos a gestão da rede que faz chegar a electricidade às famílias. A maioria destes contratos termina em 2021/2022, com os últimos a cessarem em 2026.

Mas entretanto as autarquias vão lançar, em 2019, concursos públicos para novas concessões. E é esta a razão do actual interesse das empresas espanholas no mercado nacional.

A nova ronda de concessão da gestão da rede de distribuição de electricidade em baixa tensão sugere que seja concorrida. Ainda assim, as empresas poderão encontrar uma adversidade: é que a EDP realizou investimentos na rede pelo que poderá pedir o pagamento correspondente a quem ficar a gerir a infra-estrutura. "Isso é o que te travado um pouco a Iberdrola e a Endesa", revela ao El Confidencial uma fonte próxima do processo.

IN: Jornal de Negócios (6 julho 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Saturday the 21st. TESTE