Destaques

RUSDELA: um toolkit para o desenvolvimento rural sustentável

Uma plataforma on-line, especialmente direccionada às comunidades rurais e que tem como missão ajudar ao desenvolvimento sustentável destes territórios. Este será um dos resultados esperados do projecto europeu “RUSDELA – Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Rurais”, no qual Portugal participa, e que tem apresentação agendada para o próximo mês de Junho.

Esta plataforma funcionará como um toolkit, reunindo uma panóplia de ferramentas e metodologias de trabalho, com vista a dar resposta aos desafios e problemas que as comunidades rurais têm pela frente diariamente e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar das populações. Os materiais são desenvolvidos pelos membros do consórcio do projecto, que, para além de Portugal, integra comunidades rurais de mais cinco países europeus -- Hungria, Bulgária, Itália, Grécia e Espanha. A participação de cada um dos parceiros para o toolkit teve como base as suas áreas de especialização, incluindo-se temas que lhes são comuns: Agroecologia, Transportes/Mobilidade Sustentável e Resiliência/Mudanças nas Comunidades.

O trabalho até agora desenvolvido foi apresentado em Janeiro passado num workshop, que teve lugar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, e organizado pela câmara municipal local e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI). A vila ribatejana foi escolhida para acolher a sessão pelas características do seu território. O encontro, que seguiu os exemplos dos eventos realizados noutros países parceiros, serviu para recolher a opinião dos participantes sobre os materiais desenvolvidos, de forma a melhorar e optimizar o produto final, antes de este ser disponibilizado às comunidades.

“A informação sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável encontra-se disponível mas muito fragmentada e demasiado académica e, neste sentido, o projecto pretendeu criar uma nova metodologia e base de conhecimento para decisores e intervenientes das pequenas comunidades rurais na Europa”, explica Ana Fernandes da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

O RUSDELA (Rural Sustainable Development for Local Actors) é um projecto co-financiado pela Comissão Europeia e que está a ser trabalhado desde Outubro de 2015. Para além do toolkit, o RUSDELA pretende desenvolver o interesse pela sustentabilidade, inovação social e economia verde junto das comunidades.

As conclusões do projeto serão disponibilizadas gratuitamente na plataforma www.rusdelaproject.eu, local que será um espaço privilegiado para o debate de ideias da comunidade e de apoio à formação. O projeto RUSDELA terminará em Setembro e as conclusões finais serão apresentadas num evento público, que se pretende que seja alargado a outras comunidades rurais de Portugal, que deverá ter lugar no próximo mês de Junho.

IN: Cidades Sustentáveis (8 março 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Friday the 21st. TESTE