Destaques

Energia eólica offshore teve em 2017 um ano recorde na Europa

Potência eólica no mar cresceu 25% no ano passado, graças a novas instalações no Reino Unido e na Alemanha.

Nunca como em 2017 a Europa tinha instalado nova capacidade eólica no mar. No ano passado foram instaladas 560 novas torres eólicas offshore, com uma potência de 3148 megawatts (MW), revela o mais recente relatório da Wind Europe, a associação europeia da energia eólica.

O documento, publicado esta terça-feira, mostra que a Europa tem agora uma potência eólica offshore acumulada de 15780 MW, distribuídos por 4149 aerogeradores, em 11 países.

Até à data Portugal tem apenas um projeto experimental de 2 MW, o Windfloat, dinamizado por um consórcio em que participa a EDP. O consórcio tem planos para expandir a capacidade do parque, mas as dificuldades de ligação da nova potência à rede elétrica vêm atrasando o projeto.

O presidente executivo da Wind Europe, Giles Dickson, classifica como “espetacular” o facto de a capacidade eólica offshore ter crescido 25% num ano. “A energia eólica offshore é agora uma parte importante do sistema elétrico. E os custos caíram rapidamente. Hoje investir na eólica offshore não é mais caro do que a produção elétrica convencional”, comenta o mesmo responsável.

Na opinião de Giles Dickson, a expansão da eólica no mar evidencia que a Europa está preparada para alcançar até 2030 um objetivo de incorporação de fontes renováveis no consumo de energia de 35%.

O mesmo responsável admite que haverá mais crescimento na capacidade eólica offshore em 2018 e 2019, mas num prazo mais longo as perspetivas são pouco claras. “Poucos países definiram já que volumes querem instalar até 2030”, assinala o líder da Wind Europe.

O maior parque eólico offshore construído no ano passado foi no Reino Unido (498 MW). Em segundo lugar ficaram um outro parque no Reino Unido e um outro empreendimento na Alemanha (cada um deles com 402 MW). O mercado britânico absorveu 1679 MW da nova potência eólica offshore de 2017, seguido da Alemanha, com 1247 MW.

IN: Expresso (6 fevereiro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 23rd. TESTE