Destaques

Horizonte 2020 com 212 milhões de euros para a eficiência energética

Já estão abertas as candidaturas ao programa de financiamento de investigação e inovação europeu Horizonte 2020 na área da eficiência energética. Para o período de 2018/2019, o montante disponível ascende os 212 milhões de euros, com os edifícios a ganharem lugar de destaque.

A descarbonização do parque edificado é um dos tópicos a concurso, pretendendo-se projectos que apresentem abordagens inovadoras e soluções acessíveis capazes de dinamizar e alavancar o mercado da reabilitação energética.

A integração de serviços de renovação de edifícios faz também parte deste pacote. Nesta matéria, os projectos deverão ajudar a ultrapassar as barreiras comuns que os promotores enfrentam no desenvolvimento, implementação e financiamento de projectos de reabilitação com enfoque na eficiência energética.

Por último, o Horizonte 2020 convida a olhar a próxima geração dos mecanismos de avaliação e certificação energética, tendo como ponto de partida que estes terão de ter em consideração uma visão holística e rentável de edifícios cada vez mais inteligentes.

A par dos edifícios, outras seis áreas estão também nas prioridades do apoio do H2020: Consumidores; Entidades Públicas; Indústria, Produtos e Serviços; Aquecimento e Arrefecimento; e Financiamento Inovador.

Recorde-se que o Horizonte 2020 está em funcionamento desde 2014 e, até 2016, 329 calls foram efectuadas, resutando em 13 903 acordos firmados e 24,8 mil milhões de euros da Comissão Europeia alocados aos projectos.

A submissão de candidaturas está aberta desde ontem e mais informação pode ser consultada aqui.

IN: Edifícios e Energia (26 janeiro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 21st. TESTE