Destaques

Projecto europeu prepara um kit “nzeb" para reabilitação

O projecto europeu ReCO2ST quer ajudar a reduzir até 95% os consumos de energia em edifícios reabilitados. Com um orçamento de 8,4 milhões de euros, junta 17 parceiros de nove países europeus no desenvolvimento de um kit que poderá ser usado na reabilitação de edifícios para que estes atinjam um balanço energético próximo do zero, tornando-os, assim, em edifícios nZEB (acrónimo inglês para nearly zero energy buildings).

Lançado na Universidade Brunel, em Londres, o ReCO2ST, que visa promover a redução de 60% a 95% dos custos em energia em edifícios reabilitados, é financiado pelo Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia.

O kit de reabilitação a desenvolver deverá reunir várias tecnologias para permitir a redução dos consumos energéticos e dos custos associados ao uso de energia. Janelas inteligentes com tecnologias de pré-aquecimento ou arrefecimento, sistemas de ventilação com recuperação de calor e painéis fotovoltaicos e soluções baseadas na Natureza (Nature Based Solutions) são algumas das opções que deverão fazer parte da solução encontrada. Esta proposta de reabilitação, estimam os participantes no projecto, será de construção mais rápida do que as opções tradicionais.

A aplicação piloto da solução nZEB está programada para o Verão de 2019, em edifícios localizados no Reino Unido, Dinamarca, Suíça e Espanha, devendo apresentar retorno financeiro num prazo máximo de 15 anos. Estes locais foram seleccionados pela diversidade de condições climáticas registadas, pelo que deverão ser utilizadas diferentes técnicas de construção em cada caso particular. Estes serão apresentados, depois, enquanto exemplos reais de transformação de edifícios convencionais em edifícios caracterizados por consumos energéticos praticamente nulos.

O projecto ReCO2ST é fruto de uma parceria entre 17 parceiros, entre as quais estão a Universidade de Aalborg (Suécia), a Universidade Brunel (Inglaterra), Universidade de Cádiz (Espanha), o município de Cádiz e a Quantis.

IN: Edifícios e Energia (23 janeiro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 21st. TESTE