Destaques

Cleantech Camp procura projectos inovadores de energias limpas

A InnoEnergy, a Gas Natural Fenosa, a agência Barcelona Activa, a câmara municipal do Porto e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto lançaram a terceira edição do Cleantech Camp. Até 18 de Fevereiro, o programa de apoio ao empreendedorismo procura as melhores ideias de negócio no campo das energias limpas. Serão, ao todo, distribuídos 50 mil euros em prémios destinados a acelerar os três melhores projectos.

Na terceira edição do programa, o parceiro principal, a Gas Natural Fenosa, em parceria com a InnoEnergy, aponta o foco para as áreas da automação e controlo de redes de distribuição energética, geração distribuída e autoconsumo, infra-estruturas para mobilidade sustentável e realidade virtual e aumentada para infra-estruturas energéticas. Qualquer empreendedor, doutorado, investigador ou profissional pode submeter a sua ideia.

Este ano, a novidade do programa, que promove a transferência tecnológica e o empreendedorismo, é a presença do autarquia do Porto no evento, numa iniciativa que pretende destacar o ecossistema empresarial da cidade.

Das candidaturas apresentadas, serão seleccionadas 15, enquadradas nas seguintes categorias: IoT & AI energia, eficiência energética, smart cities, energias renováveis, mobilidade sustentável, smart grids e cibersegurança & blockchain na energia. Os custos associados à participação no Cleantech Camp serão cobertos pela organização.

Os participantes deverão, no decorrer do programa de aceleração, validar a ideia de negócio no mercado em que pretendem operar e, adicionalmente, criar a estratégia de implementação e lançamento adequada. Para isso, cada participante disporá de espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC, assim como terá acesso ao Innovation Hub da Gas Natural Fenosa para a realização de workshops.

O projecto eleito vencedor terá direito a um prémio de 20 mil euros, cabendo, ao segundo e terceiro classificados prémios de 10 mil euros e 5 mil euros, respectivamente. Para além disso, os projectos com maior potencial de Portugal e Espanha receberão contributos em serviços no valor de 15 mil euros.

A COMSA Corporación e o centro de investigação e engenharia Ceiia são os parceiros de inovação da terceira edição do Cleantech Camp.

Todos os participantes no programa passam a estar elegíveis para o programa de investimento da InnoEnergy, com a possibilidade de aceder a várias fases de financiamento.

O início do programa está agendado para 13 de Março e o fim está previsto para o final do mês de Junho. Por seu turno, o prazo para apresentação de candidaturas prolonga-se até ao próximo dia 18 de Fevereiro.

IN: Edifícios e Energia (22 janeiro 2018)

FreshJoomlaTemplates.com
Friday the 17th. TESTE