Destaques

Barómetro da Mobilidade Nacional e Manifesto Circula de olho nas tendências

Foi apresentado o Barómetro da Mobilidade em Portugal. A observação das novas tendências no campo da mobilidade é o objectivo da iniciativa que agora nasce da reunião de parceiros públicos e privados. O anúncio decorreu no Porto, na Casa do Infante, no passado dia 15 de Dezembro, e coincidiu com a assinatura do manifesto Circula.

 

O barómetro é uma iniciativa conjunta do Green Project Awards (GPA) e CEiiA e pretende promover a observação dos padrões de mobilidade nas cidades portuguesas, posicionando-se como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão de políticas públicas no que respeita a soluções de mobilidade sustentável.

Para além dos indicadores tradicionalmente utilizados na observação dos padrões de mobilidade, serão tidas em consideração as novas tendências, tais como a mobilidade eléctrica, a conectividade, a automação, a economia de partilha ou a mobilidade a pedido. O barómetro pretende, ainda, servir no apoio a projectos de investigação e na definição de novos produtos e serviços no sector da mobilidade urbana.

O Barómetro da Mobilidade em Portugal envolverá, ainda, a realização de inquéritos à mobilidade dos portugueses, assim como a recolha de dados ambientais, como é o caso da emissão de gases de efeito de estufa.

No mesmo evento, foi celebrada a assinatura do manifesto Circula - Movimento Cívico pela Mobilidade Sustentável (anteriormente conhecido por Menos um Carro), uma iniciativa dos prémios GPA que visa a promoção de modos de mobilidade sustentáveis e a mudança de comportamentos face aos padrões de deslocação quotidianos, tendo em vista a melhoria do ambiente e da qualidade de vida em meio urbano.

Entre os signatários do manifesto CIRCULA, e para além dos municípios do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu, estão 34 parceiros públicos e privados. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a PSP, DECO, Direcção Geral de Saúde, Agência Portuguesa do Ambiente, mas também a Carris, CP, Lisboa E-NOVA, Quercus, Zero, RTP, Siemens e Universidade Católica Portuguesa.

Na cerimónia, participaram o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e a vereadora dos Transportes e da Fiscalização e Protecção Civil da cidade do Porto, Cristina Pimentel.

IN: Cidades Sustentáveis (19 dezembro 2017)

FreshJoomlaTemplates.com
Saturday the 21st. TESTE