Destaques

Em Águeda, há prémios para quem deixa o carro em casa

Até ao final de Novembro, os aguedenses que se deslocarem a pé e de bicicleta vão ter direito a recompensas. A iniciativa piloto de mobilidade suave Positive Drive realiza-se no âmbito do TRACE, um projecto europeu que visa promover a mobilidade suave através do desenvolvimento de ferramentas de monitorização e georreferenciação.

Para Gil Nadais, presidente da câmara municipal de Águeda, “a sustentabilidade ambiental é um valor promovido pelo município de Águeda, que resulta dos compromissos assumidos no Pacto de Autarcas e dos compromissos da Agenda 21 Local”.

Nesse sentido, a cidade da região Centro convida, até finais de Novembro, os seus cidadãos a descarregar a aplicação móvel Positive Drive, para que possam transformar as suas deslocações e passeios a pé e de bicicleta em prémios. O objectivo é incentivar a adopção dos modos suaves nas deslocações diárias, seja nas viagens para os locais de trabalho, de estudo, ou de compras.

A app, desenvolvida na Holanda, permite monitorizar os percursos feitos, atribuindo smiles que podem, depois, ser trocados por recompensas, num período a definir pela autarquia local. Os smiles são atribuídos ao completar determinados objectivos. Por exemplo: cada quilómetro percorrido a pé ou de bicicleta dá direito a um smile e o mesmo acontece sempre que o utilizador passa por um ponto de interesse (POI) ou completa um determinado desafio. Sempre que alcança os 5 smiles, o utilizador fica habilitado a conquistar vários prémios junto de parceiros locais do projecto.

O município de Águeda participa, conjuntamente com outras 11 instituições de oito países europeus, no projecto TRACE. Este projecto é financiado pelo programa Horizonte 2020.

A aplicação móvel Positive Drive encontra-se disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

IN: Cidades Sustentáveis (8 novembro 2017)

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 13th. TESTE