Destaques

Endesa e Iberdrola reforçam liderança entre maiores consumidores de electricidade

O mercado liberalizado de electricidade atingiu os 4,85 milhões de clientes em Maio, mais 6,8% face ao período homólogo.

A Endesa e a Iberdrola reforçaram a sua liderança entre os maiores consumidores de electricidade no mercado liberalizado em Portugal no último ano. Ambas as eléctricas aumentaram a sua quota de mercado entre Maio de 2016 e deste ano.

A Iberdrola aumentou a sua quota de mercado em 2,3 pontos percentuais para 27% em termos de consumo entre os grandes consumidores. Segue-se a EDP (22,8%) e a Endesa (22,5%), segundo os dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Também a Endesa reforçou a sua quota de mercado entre os consumidores industriais, registando um crescimento de 4,4 pontos percentuais para 29,7%. Segue-se a Iberdrola (22,7%) e a EDP (21,4%). Nos outros dois segmentos a EDP continua a liderar: nos pequenos negócios (42,8% de quota de mercado em termos de consumo) e nos clientes domésticos (79,8%).

Olhando para o mercado total em termos de clientes, a EDP lidera com uma quota de mercado de 84%, seguida da Galp com 5%, da Endesa com 4% e da Iberdrola com 2%.

A EDP também lidera o mercado em termos de consumo, com uma quota de 44%, seguida da Endesa com 18%, da Iberdrola com 16% e da Galp com 8%.

O mercado liberalizado de electricidade atingiu os 4,85 milhões de clientes em Maio, mais 6,8% face ao período homólogo. Já o consumo recuou 3,8% face a Maio do ano passado, atingindo os 41.279 gigawatts. O consumo no mercado livre representou cerca de 92,5% do consumo total em Portugal Continental.

A quase totalidade dos grandes consumidores já está no mercado livre, enquanto a percentagem de clientes domésticos aumenta de forma gradual. Em Maio, os consumidores domésticos no mercado livre representaram 83% do consumo total deste segmento, face aos 78% registados no mês homológo.

IN: Negócios Online (18 julho 2017)

FreshJoomlaTemplates.com
Friday the 18th. TESTE