Destaques

Falta de água nas barragens muda produção de arroz e poderá aumentar preço da energia

Por exemplo, a barragem do Monte da Rocha e a de Odivelas registam um armazenamento de 16% e 28%, respetivamente – um valor abaixo da média (60%). A falta de água tem tido efeitos negativos, como levar os produtores de arroz a acelerarem o ciclo de crescimento da planta e poderá fazer aumentar os preços da energia.

As barragens portuguesas têm cada vez menos água devido às temperaturas elevadas e à pouca precipitação. Segundo o Diário de Notícias desta quarta-feira, uma fonte oficial da EDP confirmou que a falta de chuva diminuiu até a produção de eletricidade.

Há 44 barragens em Portugal, que se inserem no sistema nacional de recursos hídricos, onde os armazenamentos são menos do que a média registada entre 1990 e o ano passado. O mesmo jornal refere que a redução nos litros de água que depositam tem tido efeitos negativos, como levar os produtores de arroz a acelerarem o ciclo de crescimento da planta e poderá fazer aumentar os preços da energia.

A informação da Agência Portuguesa do Ambiente apresentada pelo DN dá conta de que, neste momento, a barragem do Monte da Rocha e a de Odivelas registam um armazenamento de 15,5% e 28,1%, respetivamente – um valor significativamente abaixo da média, que é de 59,9%.

A associação ambientalista Zero explicou ao matutino que um dos fatores que pode influenciar neste sentido as reservas de água é o hábito da população de ir buscar água subterrânea para as regas. “Isso está a pôr em causa os recursos que temos nos aquíferos”, afirma o responsável contactado, urgindo à tomada de medidas rigorosas para controlar a situação.

Os números abaixo do normal devem-se à temperatura “anormalmente quente” e “sem chuva” que registou o mês de junho, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os responsáveis do instituto marcaram um encontro para esta quarta-feira (5) de forma a avaliar as consequências desta descida.

IN: Jornal Económico (5 julho 2017)

FreshJoomlaTemplates.com
Tuesday the 26th. TESTE