Destaques

Esta província chinesa funcionou só com energias renováveis durante uma semana

Muitos governos, sejam eles nacionais ou locais, têm feito promessas de passar a usar uma certa quantidade de energia produzida com fontes renováveis. Mas esse número aponta sempre para o futuro. A Dinamarca já conseguiu funcionar alguns dias com excesso de produção de fontes renováveis, mas essa foi uma situação pontual não planeada. Agora, esta zona da China foi obrigada a funcionar só com energias renováveis.

A província de Qinghai trabalhou só com energias renováveis de 17 a 23 de junho, gerando 1100 milhões de kilowatts-hora para 5,6 milhões de residentes. Embora Qinghai seja uma das maiores regiões administrativas chinesas, tem uma das populações mais pequenas. Mesmo assim, é a primeira vez que uma área tão grande (720 mil quilómetros quadrados) e com indústria pesada conseguiu funcionar durante uma semana sem ter de recorrer a combustíveis fósseis.

A energia consumida pela província foi o equivalente a queimar 535 mil toneladas de carvão. 72% da produção teve como origem uma central hidroelétrica. A rede local também usa painéis solares e centrais eólicas, e em condições normais, Qinghai já consegue produzir 82 por cento da sua energia só com fontes renováveis. Até 2020, esta zona da China deverá trabalhar exclusivamente com energias renováveis, produzindo 110 mil milhões de kWh, o dobro do consumo desta semana experimental.

IN: Motor 24 (30 junho 2017)

FreshJoomlaTemplates.com
Wednesday the 26th. TESTE